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sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"O Último Mestre do Ar" mistura referências históricas como um enredo de escola de samba

"O Último Mestre do Ar" se baseia numa série de desenhos animados exibida na TV, entre 2005 e 2008. São 30 episódios que Night Shyamalan (de “Sexto Sentido”) adaptou e dirigiu para o cinema, sem deixar de lado sua indexação original de espetáculo para crianças. É que, de tal maneira abundantes e misturadas, as informações visuais, antropológicas e históricas do enredo podem ter um uso educativo. Pode ser estimulante uma "caça às origens" de cada elemento do roteiro. Por exemplo: quando um dos personagens usa a palavra "chi" como "o fogo interior", está se referindo à cultura chinesa, ou indiana?
Bem ao gosto desse autor de obras de conteúdo místico, como “A Dama na água” e “Fim dos Tempos”, o universo proposto pelo filme se sustenta em algo que ele chama de “mundo espiritual”. A conexão com os mortais se faz por meio de um “avatar” que, de acordo com o hinduísmo, é a reencarnação de um ser imortal, representante dos deuses na terra. Essa é a função do protagonista: um garoto de 112 anos que, durante um século, permanecera hibernando num bloco de gêlo. Durante essa exagerada soneca, o planeta tinha enveredado por caminhos tortuosos que, agora, cabe a ele endireitar. Para isso, ele deverá enfrentar um jovem vilão interpretado pelo anglo-indiano Dev Patel (imagem acima), que fez o papel central de "Quem quer ser um milionário?" (2009).
Em sânscrito, aliás, a palavra avatāra significa "descida" e se aplica, por exemplo, a Krishna como avatar de Vishnu. Mas no filme a conexão com a tradição indiana termina aí, porque ele se transforma numa saborosa salada visual e gestual que reúne várias outras culturas. O povo do planeta se acha dividido em nações, cada uma delas ligada a um dos quatro elementos e marcada por um tipo de arquitetura e vestimenta. Os homens do ar se parecem com os monges tibetanos; os da terra com os japoneses da Idade Média; e os da água com os russos do tempo de Alexander Nevsky (tal como Eisenstein nos apresentou no filme de 1938). Já os do fogo, que pretendem conquistar os demais pela violência, remetem a uma emblemática uma mistura de chineses, persas e árabes igualmente medievais. E todos praticam artes marciais. Os da terra lutam kung fu no estilo Hun Gar, enquanto os do fogo adotam a linha Shaolin do norte. Já os da água fazem tai chi e os do ar preferem o Ba Gua. Esse excesso de referências extraídas do real acaba montando uma espécie de enigma e caindo no vazio porque, de resto, o filme é um conto de fadas, tanto quanto “O Senhor dos Anéis” e congêneres. Elegante, imaginativo e misterioso, mas um apenas avatar de todos os filmes baseados na cósmica batalha entre o bem e o mal.
O ÚLTIMO MESTRE DO AR
The Last Airbender
estreia 20 08 2010
EUA - 2010 – 10 min. - 10 anos
Gênero Aventura / infantil / história
Distribuição Paramount
Direção M. Night Shyamalan
Com Noah Ringer, Dev Patel e Nicola Peltz
COTAÇÃO
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B O M

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